Experimentando com Aguadas – Crassulaceae

Aproveitando o feriado do Carnaval, fiz esta pequena ilustração de uma Crassulaceae que fotografei na casa do meu amigo Welton. Aliás, lá é uma delícia para se encontrar modelos para pintar. Orquídeas e Cactos em profusão, além de várias plantas diferentes e exóticas…. Talvez eu continue mostrando outros modelos que fotografei por lá e pretendo ilustrar!

CrassulaceaeAs Crassuláceas são modelos perfeitos para se treinar aguadas. Apresentam tons suaves e muitas vezes com cores complementares como esta aqui com verdes e rosas (aproveitando a deixa da Mangueira que está desfilando hoje no Carnaval do Rio… ).

O trabalho com aguadas tem que ser muito lento, é obrigatório esperar que uma camada esteja bem seca antes de se acrescentar outra. Caso contrário, em vez de um efeito de soma de camadas temos uma mistura entre elas e muitas irregularidades tornam-se visíveis. Neste caso vemos que uma cor escura não precisa ser concentrada, basta uma mudança sutil na tonalidade que já se obtém o efeito desejado. Lembre-se, usar as cores sempre bem diluídas. O efeito é uma luminosidade que só mesmo a aquarela pode dar!