Marcos A. S. Silva-Ferraz é um artista de formação contemporânea que bebeu sempre da tradição dos mestres do passado para expressar a sua realidade em tantas e tantas cores e traços, finos, elegantes e harmônicos. Suas técnicas vão do óleo à aquarela que permeiam de luminosidade e maleabilidade tanto em atelier ou em campo.
Em sua pós-graduação no Velho Mundo aprendeu as técnicas de grandes mestres. Graduado em Biologia em 1984, recebeu título de Mestre em Biologia Molecular em 1988 e de Dr. rer. nat. (Doctor Rerum Naturae – Doutor em Ciências Naturais) em 1994 no Instituto Max Planck (Munique). Nunca houve incompatibilidade entre Ciência e Arte, ao contrário, as duas foram passo decisivo para uma nova fase e revisão da formação acadêmica – ponto e contraponto. Hoje ele vive em Brasília , professor adjunto de biologia e fundador do primeiro núcleo de ilustração científica universitário no Brasil.
Professor Marcos leciona diversas disciplinas para a graduação e pós graduação na área de Ilustração Científica, no Instituto de Ciências Biológicas, na Universidade de Brasília. Além disso, é membro de associações internacionais de ilustradores científicos tal como o GNSI (Guild of Natural Science Illustrators) e ASBA (American Society of Botanical Illustration). Ele tem participado de várias exposições coletivas e individuais. Suas obras estão em coleções particulares no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e África do Sul ou seja, no mundo. Entre várias conquistas a passagem por Kew Garden (Inglaterra) quando recebeu o prêmio Margaret Mee onde ficou quase um ano. Entre 2012 e 2014 serviu como presidente da Associação dos Ilustradores Científicos do Centro-Oeste Brasileiro (AICCOB), do qual também foi um dos membros fundadores.
Continua sempre com exposições frequentes, geralmente anuais e sempre surpreendendo quando pensamos que atingiu o perfeito e percebo que esse nome para o mesmo é o infinito como as cores que esse mestre pinta. Que os deuses te protejam sempre.
Rodrigo Elias